PROJETO
O Centro Clínico e Pedagógico tem como base duas linhas orientadoras, a primeira tem como objetivo dar resposta a crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e a segunda combater o insucesso, o absentismo e o abandono escolar.
Como profissionais que acompanhamos há vários anos “Super Crianças”, sabemos o quão difícil é encontrar Centros de Estudos preparados para receber crianças diagnosticadas com, Perturbação do Espetro do Autismo, Transtorno de Hiperatividade e/ou Défice de Atenção, Perturbações da Ansiedade, Depressão entre muitos outros diagnósticos que dificultam a inclusão e a aprendizagem.
O projeto do Centro Clínico e Pedagógico foca-se precisamente na inclusão de todas as crianças, respeitando as suas diferenças e características individuais de forma a combater o insucesso, o absentismo e o abandono escolar.
MISSÃO
A missão do nosso Centro Clínico e Pedagógico e de todos os profissionais envolvidos neste projeto é:
Combater o insucesso, o absentismo e o abandono escolar;
Apoiar crianças e jovens com ou sem Necessidades Educativas Especiais;
Promover a integração na sociedade de crianças, jovens e adultos com Perturbações do Neurodesenvolvimento;
Apoiar e aconselhar as famílias;
Garantir que TODAS as crianças, jovens e adultos tenham um espaço onde permanecer durante o dia, com atividades adequadas a cada um.
VISÃO
Acreditamos numa “sociedade para todos”, uma sociedade inclusiva, onde damos primazia a EQUIDADE, na qual todas as pessoas, ocupam por direito o seu lugar, independentemente das suas incapacidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Proporcionar um espaço onde as famílias possam deixar com proveito e em segurança os seus educandos;
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Identificar as causas do insucesso escolar de cada utente e estabelecer um plano terapêutico e pedagógico adequado a cada caso;
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Ajudar na integração de crianças com NEE;
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Desenvolver a imaginação e a criatividades das crianças e jovens, promovendo atividade lúdicas e criativas (exemplo: ateliers de expressões plásticas);
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Auxiliar na realização dos trabalhos de casa;
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Garantir às crianças e às suas famílias as respostas adequadas às suas necessidades, tendo em conta a entrevista com os cuidadores e a avaliação da criança;
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Proporcionar às crianças e jovens condições terapêuticas que potencializem as suas capacidades e que as ajudem a estar integradas nos diversos contextos (familiar, escolar e social);
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Planear a intervenção, utilizando técnicas específicas de tratamento, tendo em conta as necessidades individuais de cada caso;
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Informar as famílias das crianças com NEE, quer sobre o diagnóstico (incluindo metodologias de intervenção), quer sobre os seus direitos, legislações em vigor e outros assuntos relevantes;
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Sensibilizar, divulgar e informar a comunidade em geral sobre os diversos diagnósticos e a inclusão.