PROJETO
O Centro Clínico e Pedagógico tem como base duas linhas orientadoras. A primeira tem como objetivo dar resposta a crianças com Necessidades Educativas Especiais. A ideia para a criação deste Centro surge exatamente da necessidade de combater uma das lacunas existente na nossa sociedade, a inclusão. A inclusão é uma palavra que se encontra bem presente no discurso de todos nós, todavia , por vezes, ainda é difícil de colocar em prática. Como profissionais que acompanhamos há vário anos “Super Crianças”, sabemos o quão difícil é encontrar OTLs e Centros de Estudos preparados para receber crianças que apresentam Problemas Comportamentais, associadas, por exemplo, ao diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo ou Transtorno de Hiperatividade e/ou Défice de Atenção, ou Perturbações da Ansiedade ou Depressão. O Centro Clínico e Pedagógico pretende e tem como principal objetivo combater a exclusão de que estas crianças são alvo. Para tal, pretende integrar e dar especial atenção às necessidades de cada uma destas crianças, bem como incrementar um acompanhamento especializado.
A segunda linha condutora deste projeto consiste em combater o insucesso, o absentismo e o abandono escolar. Não são raras as vezes, em que se constata que crianças e adolescentes apresentam insucesso escolar, e muitas vezes, não por falta de trabalho ou estudo da parte destes, mas sim por falta de um diagnóstico correto. Pois, muitos jovens que fazem parte desta estatística podem sofrer de alguma perturbação intelectual, emocional, sensorial ou mesmo de linguagem (dislexia), que não foi devidamente identificada. No Centro Clínico e Pedagógico, vamos combater estas lacunas da melhor forma, pois num único local teremos a vertente clínica e a educacional. Apostamos acima de tudo numa equipa multidisciplinar de terapeutas e professores para que a avaliação e o acompanhamento dos nossos utentes seja o mais adequado e eficaz.
MISSÃO
A missão do nosso Centro Clínico e Pedagógico e de todos os profissionais envolvidos neste projeto é:
Combater o insucesso, o absentismo e o abandono escolar;
Apoiar crianças e jovens com ou sem Necessidades Educativas Especiais;
Promover a integração na sociedade de crianças, jovens e adultos com Perturbações do Neurodesenvolvimento;
Apoiar e aconselhar as famílias;
Garantir que TODAS as crianças, jovens e adultos tenham um espaço onde permanecer durante o dia, com atividades adequadas a cada um.
VISÃO
Acreditamos numa “sociedade para todos”, uma sociedade inclusiva, onde damos primazia a EQUIDADE, na qual todas as pessoas, ocupam por direito o seu lugar, independentemente das suas incapacidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Proporcionar um espaço onde as famílias possam deixar com proveito e em segurança os seus educandos;
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Identificar as causas do insucesso escolar de cada utente e estabelecer um plano terapêutico e pedagógico adequado a cada caso;
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Ajudar na integração de crianças com NEE;
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Desenvolver a imaginação e a criatividades das crianças e jovens, promovendo atividade lúdicas e criativas (exemplo: ateliers de expressões plásticas);
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Auxiliar na realização dos trabalhos de casa;
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Garantir às crianças e às suas famílias as respostas adequadas às suas necessidades, tendo em conta a entrevista com os cuidadores e a avaliação da criança;
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Proporcionar às crianças e jovens condições terapêuticas que potencializem as suas capacidades e que as ajudem a estar integradas nos diversos contextos (familiar, escolar e social);
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Planear a intervenção, utilizando técnicas específicas de tratamento, tendo em conta as necessidades individuais de cada caso;
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Informar as famílias das crianças com NEE, quer sobre o diagnóstico (incluindo metodologias de intervenção), quer sobre os seus direitos, legislações em vigor e outros assuntos relevantes;
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Sensibilizar, divulgar e informar a comunidade em geral sobre os diversos diagnósticos e a inclusão.