PSICOLOGIA
Avaliação Psicológica
Crianças/Adolescentes
É composta por cinco sessões. Na primeira é realizada uma entrevista semiestruturada aos responsáveis pela criança/adolescente, com o intuito de clarificar a situação e recolher informações; depois, durante três sessões são aplicados instrumentos de avaliação que permitem inferir o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional; na última sessão é entregue o relatório da avaliação e apresentado um plano terapêutico adequado às necessidades da criança/adolescente.
Intervenção Psicológica
Crianças/Adolescentes
Após a avaliação psicológica efetuada, é iniciada a intervenção psicoterapêutica, cujo objetivo é trabalhar as questões geradoras das dificuldades.
Avaliação de Orientação Escolar e Vocacional
É composta por quatro sessões. Na primeira é elaborada uma entrevista ao adolescente com o objetivo de recolher informações sobre as suas preferências e o seu percurso escolar. Nas duas sessões seguintes é realizada a avaliação que visa compreender as suas competências cognitivas, os seus interesses e aptidões. Na última sessão é entregue um relatório com os resultados do seu perfil e são dadas informações sobre as alternativas para o seu projeto académico e/ou profissional.
Aconselhamento Parental
São sessões que visam apoiar os pais nas tarefas educacionais dando foco a psicologia positiva e em que são fornecidas técnicas práticas de utilização no contexto familiar e escolar. Pode ser também complementar à intervenção psicológica realizada com as crianças/adolescentes.
Intervenção Psicológica Adultos
Possibilita à pessoa uma melhor compreensão sobre si própria e sobre as relações que estabelece, na forma como pensa, sente e age. Além disso, tem como propósito aliviar o sofrimento e melhorar a sua qualidade de vida.
Numa fase inicial são esclarecidos os motivos do pedido de consulta, é feita uma recolha da história clínica da pessoa e é realizada uma avaliação sintomática, são estes dados que vão auxiliar na definição de objetivos, periocidade e duração do processo terapêutico.
Intervenção em Perturbações do Neurodesenvolvimento
Apoio dirigido as crianças/adolescentes e famílias que tenha dificuldades especificas:
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Perturbações do Espectro do Autismo
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Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
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Perturbações Especificas da Linguagem
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Dificuldades Especificas de Aprendizagem:
Disortografia, Discalculia, Disgrafia e Dislexia
Perturbação do Espectro do Autismo
A perturbação do Espectro do Autismo é uma patologia que atinge a maioria das áreas do desenvolvimento normal de uma criança. Nesta estão alteradas as áreas da socialização/comunicação e comportamento.
A intervenção na área da psicologia tem por base o modelo cognitivo-comportamental e visa a estimulação/promoção de várias competências nomeadamente a socialização, comunicação, cognição, competências pré-académicas e académicas, atenção, comportamento, desenvolvimento emocional e autonomia pessoal.
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é uma perturbação neurocomportamental frequente em crianças em idade escolar. Interfere de forma significativa ao longo da vida no desempenho académico, familiar, emocional, social e laboral.
Caracteriza-se por um conjunto de alterações comportamentais (agitação motora, impulsividade e/ou desatenção) e neuropsicológicas (funcionamento executivo, memória e atenção), de que podem resultar dificuldades de aprendizagem e/ou dificuldades emocionais.
A intervenção psicológica tem início com uma avaliação que deve ter em consideração os aspetos anamnésicos, a observação direta sobre os comportamentos nos contextos em que a criança/jovem se insere e uma avaliação formal neuropsicológica.
A intervenção terapêutica realizada considera o modelo cognitivo comportamental ajustada aos diferentes contextos onde a criança/jovem se insere, casa, escola ou noutros locais em que passe algum tempo do seu dia.