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 PSICOLOGIA

Avaliação Psicológica

Crianças/Adolescentes

É composta por cinco sessões. Na primeira é realizada uma entrevista semiestruturada aos responsáveis pela criança/adolescente, com o intuito de clarificar a situação e recolher informações; depois, durante três sessões são aplicados instrumentos de avaliação que permitem inferir o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional; na última sessão é entregue o relatório da avaliação e apresentado um plano terapêutico adequado às necessidades da criança/adolescente.

Orientação Escolar e Vocacional

É composta por quatro sessões. Na primeira é elaborada uma entrevista ao adolescente com o objetivo de recolher informações sobre as suas preferências e o seu percurso escolar. Nas duas sessões seguintes é realizada a avaliação que visa compreender as suas competências cognitivas, os seus interesses e aptidões. Na última sessão é entregue um relatório com os resultados do seu perfil e são dadas informações sobre as alternativas para o seu projeto académico e/ou profissional. 

Vigilantes e Seguranças Privados

O serviço de Avaliação Psicológica de Vigilantes e Seguranças Privados com a finalidade de emissão ou renovação de cartão profissional dos respetivos é composto por uma sessão onde são aplicados vários instrumentos de avaliação.  A Avaliação Psicológica de Vigilantes e Seguranças Privados é, atualmente, um requisito legal obrigatório para a admissão e a permanência nesta profissão (Lei n.º 34/2013, de 16 de maio, alterada e republicada pela Lei n.º 46/2019, de 8 de julho). O Relatório e o Certificado de Avaliação Psicológica têm a validade de 6 meses.


 

Intervenção Psicológica

 

Crianças/Adolescentes

Após a avaliação psicológica efetuada, é iniciada a intervenção psicoterapêutica, cujo objetivo é trabalhar as questões geradoras das dificuldades. 
 

Aconselhamento Parental

São sessões que visam apoiar os pais nas tarefas educacionais dando foco a psicologia positiva e em que são fornecidas técnicas práticas de utilização no contexto familiar e escolar. Pode ser também complementar à intervenção psicológica realizada com as crianças/adolescentes.

Adultos

Possibilita à pessoa uma melhor compreensão sobre si própria e sobre as relações que estabelece, na forma como pensa, sente e age. Além disso, tem como propósito aliviar o sofrimento e melhorar a sua qualidade de vida.

Numa fase inicial são esclarecidos os motivos do pedido de consulta, é feita uma recolha da história clínica da pessoa e é realizada uma avaliação sintomática, são estes dados que vão auxiliar na definição de objetivos, periocidade e duração do processo terapêutico.

Terapia de Casal 

A terapia de casal é um formato de intervenção psicoterapêutica em que os dois membros de um casal são tratados simultaneamente pelo mesmo psicólogo. 

Apesar de nas sessões de psicoterapia participarem habitualmente os dois membros do casal, sempre que necessário podem ser realizadas sessões em separado. As sessões de psicoterapia incidem sobre os problemas de cada um e sobre os problemas entre os dois que interferem na sua relação. O objetivo é melhorar a comunicação e promover uma melhor gestão dos eventuais conflitos, por exemplo:

  • Perturbações do Espectro do Autismo

  • Dificuldades ao nível da comunicação

  • Desinvestimento no relacionamento conjugal

  • Dificuldades nos cuidados, na educação e comportamento dos filhos

  • Desinvestimento ou não gratificação na relação sexual

  • Relacionamento extraconjugal

  • Conflitos familiares

 

Aprender a gerir o stress, a compreender as emoções e comportamentos individuais e a comunicar de forma eficaz, ajuda a fortalecer a saúde emocional e o bem-estar de cada um, do casal e da família. E a terapia de casal tem um papel importante.

 

 

        Terapia de Grupo

 

A terapia de grupo é uma forma de psicoterapia em que um grupo de indivíduos, cuidadosamente selecionados, se reúne regularmente com um propósito terapêutico, sob a orientação de um ou dois psicólogos. Os grupos são formados por indivíduos (crianças, adolescentes ou adultos), que partilham um problema ou preocupação em comum e que não se relacionam/conhecem no contexto social mantendo assim toda a confidencialidade e anonimato das partilhasDestina-se, por isso, a pessoas motivadas em refletir sobre os seus sentimentos e comportamentos, bem como ouvir os dos outros, o que potencializa a rapidez com que se atingem resultados. A Terapia de grupo, de modo geral, trabalha as problemáticas da psicoterapia individual, nomeadamente, perturbações de ansiedade, depressão, relacionamento interpessoal, entre outros, servindo inclusive de complemento a esta. 

 

Intervenções Psicológicas focadas na especificidade do diagnóstico:

 

Apoio dirigido as crianças/adolescentes, famílias e adultos que tenham dificuldades especificas:

  • Perturbações de Ansiedade e Depressão

  • Perturbações do Espectro do Autismo

  • Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção

  • Dificuldades Específicas de AprendizagemDisortografia, Discalculia, Disgrafia e Dislexia 


 

  •   Perturbações de Ansiedade e Depressão 

 

       As Perturbações de Ansiedade são caracterizadas por pensamentos desagradáveis e sensações fisiológicas intensas associadas a medos e preocupações. Existem diferentes Perturbações de Ansiedade com causas distintas, embora as sensações experienciadas no corpo sejam semelhantes podendo ocorrer pensamentos negativos, mãos/pés frios ou suados, boca seca, ritmo cardíaco acelerado, dificuldades em respirar ou falta de ar, tremores e incapacidade de se manter calmo e parado, tensão muscular, tonturas, sensação de desmaio, náuseas. 

 

A Depressão é uma perturbação do humor que não deve ser confundida com sentimentos de tristeza, geralmente reativos a acontecimentos da vida normal. A depressão  pode apresentar diferentes formas e graus de gravidade e os seus sintomas podem prolongar-se no tempo, podendo incluir, sentimentos de tristeza e aborrecimento, sensações de irritabilidade, tensão ou agitação, sensações de aflição, preocupação, receios infundados e insegurança, diminuição da energia, fadiga e lentidão, perda de interesse e prazer nas atividades diárias, perturbação do sono e do desejo sexual, variações significativas do peso por perturbações do apetite, sentimentos de culpa e de autodesvalorização, alterações da concentração, memória e raciocínio, sintomas físicos não devidos a outra doença (dores de cabeça, perturbações digestivas, dor crónica, mal-estar geral), ideias de morte e tentativas de suicídio. Das várias abordagens possíveis a psicoterapia psicanalitíca é um método eficaz para a avaliação e intervenção nestes casos.

  • Perturbações do Espectro do Autismo

A perturbação do Espectro do Autismo é uma patologia que atinge a maioria das áreas do desenvolvimento normal de uma criança. Nesta estão alteradas as áreas da socialização/comunicação e comportamento. 

A intervenção na área da psicologia tem por base o modelo cognitivo-comportamental e visa a estimulação/promoção de várias competências nomeadamente a socialização, comunicação, cognição, competências pré-académicas e académicas, atenção, comportamento, desenvolvimento emocional e autonomia pessoal. 

  • Perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é uma perturbação neurocomportamental frequente em crianças em idade escolar. Interfere de forma significativa ao longo da vida no desempenho académico, familiar, emocional, social e laboral. Caracteriza-se por um conjunto de alterações comportamentais (agitação motora, impulsividade e/ou desatenção) e neuropsicológicas (funcionamento executivo, memória e atenção), de que podem resultar dificuldades de aprendizagem e/ou dificuldades emocionais. A intervenção psicológica tem início com uma avaliação que deve ter em consideração os aspetos anamnésicos, a observação direta sobre os comportamentos nos contextos em que a criança/jovem se insere e uma avaliação formal neuropsicológica. A intervenção terapêutica realizada considera o modelo cognitivo comportamental ajustada aos diferentes contextos onde a criança/jovem se insere, casa, escola ou noutros locais em que passe algum tempo do seu dia. 

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