TERAPIAS EXPRESSIVAS

Musicoterapia

Trata-se de uma prática profissional que implica a utilização de métodos e técnicas próprias para facilitar, promover e oferecer suporte para a comunicação entre as pessoas e a melhora em aspectos da saúde. Usa os sons, o silêncio e a música - convencional ou não convencional, como terapia. Dessa forma, no setting musicoterapêutico encontram-se instrumentos musicais, brinquedos e outros objetos que possam servir como intermediários para a interação sonoro-musical entre as pessoas que estejam participando da sessão.

     A musicoterapia é um tratamento indicado para crianças, adolescentes e adultos que, por algum motivo, apresentam dificuldades para expressar-se verbalmente (falar). Isso envolve tanto as dificuldades ligadas a condições de saúde especiais, como Afasias, Deficiência Auditiva, Perturbação do Espetro do autismo, Mutismos de origem psíquica, etc; como as pessoas que falam, mas apresentam muita resistência em falar sobre as questões pessoais. Não é necessário que o paciente tenha conhecimento musical. 

     A experiência na clínica com pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo, bem como estudos nesta área, indicam que elas tendem a dar excelentes respostas às intervenções musicoterapêuticas. Por meio da atenção às manifestações do paciente e de técnicas adequadas, é possível abrir canais de comunicação e favorecer a relação com o outro.